De 15 a 17 de junho decorreu em Torre de Moncorvo o Festival do Solstício, este ano dedicado aos quatro elementos da natureza. A iniciativa foi um sucesso, sendo a edição de 2018 uma aposta ganha, uma vez que foi uma das edições mais participadas. O festival, com entrada gratuita e dirigido a um público de todas as idades, decorreu no Jardim Dr. Horácio de Sousa, Jardins do Museu do Ferro e Largo General Claudino.
No jardim Dr. Horácio de Sousa havia quatro espaços diferentes relacionados com os elementos da natureza, um dedicado ao ar, um à terra, outro ao fogo e um outro à água, sendo este o elemento que mais se destacou devido ao programa desenvolvido pelo Município denominado “O Uso Sustentável da Água”. Nesta edição muitas foram as novidades introduzidas nomeadamente, uma Night Fun onde a música e as cores percorreram o centro da vila num desfile que juntou miúdos e graúdos de todas as idades e o comboio do fantástico que fez a delícia dos mais novos. No decorrer do festival realizaram-se também várias ações de sensibilização e oficinas artísticas e científicas, demonstrando assim o forte cariz ambiental desta iniciativa. Outro dos pontos altos foi o desfile do fantástico, onde os alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo regressaram ao mundo da fantasia, vestidos a rigor. Destaque para a animação que este ano ficou ao cuidado da Escola Municipal Sabor Artes, Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Dj’s Overule e Isabel Figueira e do quarteto de harpas Lulavai. Muitas outras atividades tiveram lugar entre elas, sessões de astronomia, promovidas pela Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), performances, teatro com o Grupo Alma de Ferro, defesa urbana e yoga. O Município de Torre de Moncorvo aposta assim num festival diferente, com grande potencial de crescimento, dirigido a todas as famílias e que de uma forma original celebra o fenómeno astronómico e pagão que marca e celebra o início do Verão.
O Município de Torre de Moncorvo promove de 15 a 17 de junho mais uma edição do Festival do Solstício, este ano dedicado aos quatro elementos da natureza: a terra, o ar, o fogo e a água. Este último com maior importância devido ao programa desenvolvido pelo Município denominado “O Uso Sustentável da Água”.
O Festival do Solstício decorre em três espaços diferentes, no Jardim Dr. Horácio de Sousa, Jardins do Museu do Ferro e Largo General Claudino. Do programa fazem parte várias atividades ligadas ao fantástico, imaginário e à astronomia. A animação passará por um concerto de jazz e músicas do mundo “Sabor Artes Ensemble”, a atuação dos Dj’s Overule e Isabel Figueira e do quarteto de arpas Lulavai. Destacamos ainda a Night Run, o desfile do fantástico, o comboio do fantástico, teatro com o Grupo Alma de Ferro Teatro, performances, oficinas da ciência e criativas, sessões de astronomia, animação de rua, defesa urbana e yoga. Com entrada gratuita, a iniciativa pretende celebrar o fenómeno astronómico e pagão que marca e celebra o início do Verão. Para o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, “este festival, de cariz ambiental, tem potencialidades para crescer. Nesta edição, e porque estamos ligados a um mundo nos seus quatro elementos, a água tem um papel fundamental e por isso temos de começar a incutir às pessoas que a água é um bem de extrema necessidade e importância. O que queremos é que as pessoas se sintam interligadas com a natureza e em comunhão com os elementos da natureza.” A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo com o apoio da Escola Municipal Sabor Artes, Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, Grupo Alma de Ferro Teatro, Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Associação de Jovens Universitários de Torre de Moncorvo, Agrupamento de Escuteiros de Torre de Moncorvo, Dragon Force de Torre de Moncorvo e Associação de Municípios do Baixo Sabor.